A nova história e o pensamento Comeniano: aportes para a pesquisa histórica em educação

2014; Faculdade de Educação; Volume: 13; Issue: 26 Linguagem: Português

10.15603/1679-8104/ce.v13n26p73-89

ISSN

2178-079X

Autores

Karina Litardi Pereira Cardoso,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

Com o intuito de contribuir com a pesquisa em educacao, o presente artigo visa tratar da metodologia baseada na Nova Historia (Historia da Longa Duracao), modalidade fundamentada no papel que o tempo desempenha na historia pelas estruturas em progresso em vista de uma historia voltada apenas para os acontecimentos. Para ilustrar e compreender esta metodologia utiliza-se como objeto de estudo o pensamento do pedagogo e bispo moravio Joao Amos Comenius, demonstrando que suas contribuicoes, mesmo elaboradas no seculo XVII, ligam-se a estrutura do direito a educacao, como e conhecido atualmente. Tal metodologia, em lugar de averiguar apenas as datacoes ou relacoes politicas, investiga os fatos historicos em um sentido mais amplo, tendo em vista nao somente o presente em que ocorriam, mas as relacoes que podem ser estabelecidas dentro de um plano estrutural, estabelecendo uma dialetica entre estrutura e acontecimento. Concluiu-se que, a partir da Nova Historia, pode-se compreender o presente pelo passado e o passado pelo presente, esse tempo historico , considera que existem camadas de uma mesma estrutura, e, assim, Comenius encontra-se como um dos pilares fundadores do direito a educacao, demonstrando que seu pensamento atravessa seculos.

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