Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Pesquisa e Extensão em Saúde e a Aprendizagem nos Níveis Cognitivo e Afetivo

2015; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 39; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1981-52712015v39n4e02852014

ISSN

1981-5271

Autores

João Luiz Gurgel Calvet da Silveira, Karla Ferreira Rodrigues, Mônica Shishido, Patrícia Moraes,

Tópico(s)

Innovations in Medical Education

Resumo

RESUMO O objetivo deste estudo foi comparar a aprendizagem nos níveis cognitivo e afetivo entre alunos bolsistas do programa PET-Saúde e alunos que não tiveram experiência em atividades de pesquisa e extensão. O método utilizado foi um estudo exploratório comparativo com 14 estudantes dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física da Universidade Regional de Blumenau. Os temas abordados foram integralidade do cuidado em saúde, pesquisa e extensão. Utilizou-se abordagem qualitativa por meio da técnica de entrevista semiestruturada. A análise foi realizada por meio da taxonomia de Bloom.Os Alunos envolvidos com as atividades de pesquisa e extensão no programa PET-Saúde atingiram maiores níveis da taxonomia de Bloom nos domínios cognitivo e afetivo em comparação com os outros estudantes. A experiência dos estudantes nos grupos PET-Saúde parece contribuir para uma aprendizagem diferenciada nos cursos da saúde.

Referência(s)