Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Habilidades e Competências do Controller: Um Estudo com Alunos de Cursos de Pós-Graduação em Controladoria

2014; Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina; Volume: 13; Issue: 38 Linguagem: Português

10.16930/2237-7662/rccc.v13n38p52-64

ISSN

2237-7662

Autores

Jaqueline Gomes Rodrigues de Araújo, Aldo Leonardo Cunha Callado, Brasiliana Sulamita Batista Cavalcanti,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar quais habilidades e competências são desenvolvidas em cursos de pós-graduação (lato senso) com ênfase em controladoria, que estão relacionadas com o perfil contemplado na literatura para o profissional controller. A pesquisa tem como base teórica os estudos desenvolvidos por Baruch e Peiperl (2000), Baruch e Lemming (2001) e Baruch et al. (2003), acerca das competências e habilidades desenvolvidas a partir de cursos de pós-graduação (Master of Business Administration - MBA). Quanto às competências específicas do controller, a investigação se fundamentou em estudos desenvolvidos por Kester (1928), Moseley e Henning (1970), Martin (2002), Anthony; Govindarajan (2002); Horngren; Sundem e Stratton (2004). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e quantitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário estruturado com estudantes de cursos pós-graduação na cidade de João Pessoa/PB. O estudo indica quais competências foram notadas como mais desenvolvidas, dentre as quais se destacam: habilidades financeiras, de avaliação econômica, habilidades associadas à contabilidade e planejamento estratégico. Os resultados contribuem para fortalecer o pensamento de que um curso de pós-graduação pode adicionar valor aos graduados, tornando-os mais preparados para as demandas do mercado.

Referência(s)