
DETERMINANTES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO PROGRAMA TRAINEE DA EMPRESA JÚNIOR DE ADMINISTRAÇÃO (EJA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
2016; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18593/race.v15i1.7573
ISSN2179-4936
AutoresAnielson Barbosa da Silva, Vinicius Paiva Costa, Saulo Oliveira Monteiro Dias,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
Resumo<p>Neste estudo objetivou-se analisar os determinantes do processo de aprendizagem dos participantes do Programa <em>Trainee</em> da Empresa Júnior de Administração (EJA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa, de caráter exploratório, configura-se como um estudo de caso qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com ex-participantes do Programa. Os resultados subsidiaram a identificação da estrutura do Programa <em>Trainee</em> da EJA, bem como os fatores facilitadores e limitantes do processo de aprendizagem dos <em>Trainees</em>. O Programa contribui para a formação profissional dos alunos, mas o volume de atividades e o nível de cobrança exagerados em alguns momentos podem afastar bons talentos da empresa. Participar de uma empresa júnior e interagir com o Movimento de Empresas Juniores durante a graduação pode ser enriquecedor ao proporcionar amadurecimento pessoal e profissional, além de orientar os alunos em relação aos rumos futuros de suas carreiras. Por outro lado, é preciso prudência para que o aluno não coloque a vivência na empresa júnior em nível de importância superior à formação acadêmica, uma vez que a integração entre teoria e prática, quando bem articulada, é determinante na carreira do administrador.</p><p>Palavras-chave: Aprendizagem. Programa <em>trainee</em>. Competências. Empresa júnior. Administrador.</p>
Referência(s)