
Proposta de Indicadores de Performance sob a Perspectiva do Balanced Scorecard: O Caso de Uma Cooperativa de Crédito
2014; Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina; Volume: 11; Issue: 31 Linguagem: Português
10.16930/2237-7662/rccc.v11n31p9-22
ISSN2237-7662
AutoresBianca Thais Hubner, Sirlei Salete Tiecker, Mara Jaqueline Santore Utzig, Cristian Baú Dal Magro, Jadir Roberto Dittadi, Carlos Eduardo Facín Lavarda,
Tópico(s)Accounting and Organizational Management
ResumoO estudo teve por objetivo propor um conjunto de fatores que podem se constituir em indicadores de desempenho sob a perspectiva do BSC em uma cooperativa de crédito. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como descritiva, do tipo levantamento e abordagem quantitativa do problema. A população de pesquisa foram os agentes que se relacionam com a cooperativa de crédito: gerentes, administradores, contador, controller, clientes e colaboradores. A amostra resultou em 50 respondentes para a perspectiva clientes, 10 para a perspectiva financeira, 40 para aprendizado e crescimento e de processos internos. Os dados foram coletados por meio de questionário para captar os fatores ligados às quatro perspectivas do BSC e, posteriormente, validados em uma segunda rodada de questionários. O estudo mostrou que a cooperativa de crédito deverá desenvolver esforços para atender aos clientes e incentivar os colaboradores, afim de que a organização continue desenvolvendo com sucesso suas atividades. Conclui-se que a organização necessita, também, avaliar a qualidade dos produtos e serviços financeiros oferecidos, bem como a satisfação dos clientes, acompanhando não só os indicadores financeiros, mas também os indicadores não-financeiros.
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