Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ponto de vista

2009; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5585/conssaude.v7i3.1430

ISSN

1983-9324

Autores

João Carlos Ferrari Corrêa, Luís Vicente Franco de Oliveira,

Tópico(s)

Children's Physical and Motor Development

Resumo

1 Docente e Professor Adjunto do Departamento de Educacao Fisica Def da Universidade Estadual de MaringaUem. Professor Consultor do Curso de Educacao Fisica das Faculdades Integradas de Maringa do Centro de Ensino Superior de Maringa Faimar/Cesumar aabo@wnet.com.br A inatividade motora das criancas hoje em dia e cada vez maior, a exemplo do que acontece com o mundo adulto. O sedentarismo dos adultos tem levado grande numero de criancas ao mesmo vicio: o da imobilidade. Podemos perguntar quantas criancas sabem subir em arvores hoje em dia? E tambem responder, um numero bem menor do que ha anos atras, com toda certeza. O mundo moderno tem levado ao que vamos chamar de analfabetismo E onde e que podemos detectar esse fato? No dia-a-dia de nossas criancas que, a cada novo ano, reduzem o tempo livre e as opcoes de atividades ludicas livres. Sao inumeros os fatores que levam a esse abandono, que vao desde a inseguranca em se deixar as criancas livres nas ruas, como em tempos passados, ate as exigencias intelectuais que se tem no mundo moderno. Hoje, exige-se muito mais das criancas no processo educacional do que em tempos anteriores. As obrigacoes com a escola e os seus afazeres cresceram muito. Alem dessas obrigacoes da escola normal, tem o curso de linguas, tem o reforco em materias especificas, tem o curso de musica e tantos outros. Com isso, aquele tempo livre acaba sendo reduzido a um pequeno final de tarde, onde poucas acoes motoras livres podem ser executadas, treinadas naturalmente e vivenciadas em sua plenitude ludica. Nossas criancas ja nao possuem, em sua grande maioria, a chance de fazer aquelas guerras de barro, brincar de salva, rodar o peao, soltar pipas, jogar futebol descalcos na terra, jogar burquinha, pular corda e tantas outras atividades que contribuem para o enriquecimento do mundo motor. Entretanto, sabem muito bem navegar na internet, as musicas das Chiquititas, as palhacadas do Faustao, da Angelica e tantas outras coisas que nem imaginavamos quando criancas. Claro, e uma outra epoca, um outro momento, outros interesses e outras necessidades. Nossas criancas nao podem e nem devem ser como fomos. Elas devem ser como sao e no seu momento historico. O que nao podemos aceitar e o fato de estarmos contribuindo como algo que sabidamente ira prejudica-las em futuro proximo. Nao e necessaria nenhuma bola de cristal para se saber que essa inatividade a que estamos forcando as criancas de hoje sera prejudicial. Uma crianca que nao tem a chance de vivencias positivas e enriquecedoras no mundo motor tera suas chances futuras, dentro desse dominio, substancialmente limitadas. E onde e que esse processo pode ser revertido?

Referência(s)
Altmetric
PlumX