
Estilos de Liderança: Um Estudo Sobre a Percepção dos Funcionários de um Supermercado da Mesorregião Central do Paraná
2015; Faculdade Meridional IMED; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18256/2237-7956/raimed.v5n2p139-152
ISSN2237-7956
AutoresJoice Schley, Márcia Aparecida Zampier, Sílvio Roberto Stefano, Marcos Roberto Kühl,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEmbora a lideranca nao seja uma ciencia exata, pois esta diretamente ligada ao comportamento das pessoas, sabe-se que nos dias atuais, uma lideranca ativa deve representar um espelho para seus liderados. O objetivo principal do presente estudo consistiu em buscar qual a percepcao dos lideres em relacao ao estilo de lideranca adotado aos seus subordinados, em uma das lojas de uma rede de supermercados. Para isso, realizou-se um estudo com abordagem quantitativa, de carater descritivo. O questionario foi aplicado em 115 (cento e quinze) funcionarios, ou seja, 62,25% do universo. Atraves da amostragem nao probabilistica com direcionamento dos questionarios aos lideres e liderados, de uma rede de supermercados da mesorregiao central do Parana. O instrumento de pesquisa foi o questionario de Barreto et al. 2013, de modo que adaptou-se algumas questoes, a fim de estruturar dentro do objetivo proposto. Os principais resultados foram: os lideres dirigentes apresentam caracteristicas ligeiramente superiores aos lideres modeladores, e seguidos por lideres afetivos. Para conferencia dos dados utilizou-se a Analise de Clusters e a Analise ANOVA, a segunda serve para testar se as medias de mais de duas populacoes sao ou nao significativamente diferentes. O presente trabalho demonstrou os diversos estilos de lideranca e competencias desenvolvidas pelo lider. Contudo, conclui-se que um lider pode desenvolver varias tendencias na administracao e gerenciamento de pessoas, porem precisa de flexibilidade caso tenha que incorporar outro estilo de lideranca.
Referência(s)