A Marcha das Vadias e o fenômeno do feminismo comunicacional: usos sociais do Facebook na construção de políticas de identidade de gênero na sociedade em rede.
2015; University of Seville; Linguagem: Português
10.15213/redes.n11.p26
ISSN2255-5919
AutoresTainan Pauli Tomazetti, Liliane Dutra Brignol,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoPartindo de uma discussao teorica sobre abordagens contemporâneas para a compreensao do feminismo como um movimento social multiplo, hibrido globalmente disperso e culturalmente localizado, o artigo apresenta uma aproximacao empirica ao movimento Marcha das Vadias, mais especificamente sobre sua organizacao na cidade de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Entende-se que este objeto de estudo contribui para a reflexao sobre as logicas da comunicacao e os usos das redes digitais na construcao de politicas de identidade de genero no contexto da sociedade em rede. Com enfase nos processos comunicacionais, o trabalho e realizado a partir da adaptacao do metodo etnografico a pesquisas da comunicacao, em especial, a partir da combinacao de um campo de observacoes multisituado entre os ambientes online e offline. Neste artigo, a analise centra-se sobre os usos da Pagina e do Grupo de discussao da Marcha das Vadias - SM na rede social online Facebook . Ao final, o texto busca apontar como os conteudos postados e as interacoes construidas no contexto da rede repercutem na construcao das demandas opositivas e identitarias do movimento, implicando na constituicao de projetos universais e particulares da luta feminista.
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