
A Anadiplose Aplicada à Estrutura Musical
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/mh.v14i1.32865
ISSN2317-6776
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEste trabalho apresenta um relato sobre a composição de uma obra eletroacústica, em que o autor utilizou uma figura de sintaxe, muito usada na poesia, para a construção da estrutura musical. A figura adotada foi a anadiplose. A música figural tem utilizado deste recurso, com a intenção de trazer à música a capacidade de persuasão e sedução que poetas e oradores costumam usar, por meio da arte da retórica. O trabalho aqui analisado, entretanto, se reveste de caráter especial, porque a obra musical, usando a anadiplose em sua estrutura, fez uso de um texto poético falado em que se destaca a figura da anadiplose. A experiência demonstra a força expressiva da música, reforçada pela força expressiva do próprio poema utilizado. Significados e significantes se entrelaçam. Objetos sonoros e objetos musicais se igualam. Vocabulário e linguagem se amalgamam, dando lugar à eloquência na música eletroacústica. Concluiu-se da pertinência do processo composicional, através da apropriação formal de uma das mais importantes figuras de linguagem próprias da Retórica: a anadiplose. Palavras-chave: Anadiplose; Tirzo de Molina; Retórica; Persuasão; Semântica musical; Música eletroacústica; Música figural.
Referência(s)