Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Sensoriamento Remoto e a Cartografia como Instrumentos Pedagógicos no Ensino de Geografia

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Espanhol

10.18766/2446-6549/interespaco.v1n3p297-316

ISSN

2446-6549

Autores

Ana Letícia Silva Ferreira, Rodrigo Lima Santos, Ronaldo dos Santos Barbosa,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

O sensoriamento remoto e a cartografia sao campos do conhecimento geografico e, como tais, nao se devem dissocia-los ou negligenciar a sua existencia, como comumente se observa em escolas de nivel fundamental. O aluno do seculo XXI e por excelencia um dominador nato da tecnologia. O objetivo deste artigo e demonstrar como pode ser utilizado o sensoriamento remoto e a cartografia enquanto instrumentos para melhoria da qualidade do componente curricular geografia no nivel fundamental. Dentre os procedimentos metodologicos, foram feitos levantamentos bibliograficos, escolha do campo de aplicacao e nivel de ensino, bem como a preparacao das propostas de trabalho. Durante a realizacao da pesquisa percebeu-se o interesse e a facilidade com que os alunos tem de aprender a cartografia (modos de implantacao: pontual, linear e zonal), quando feita uma abordagem atraves de imagens de sensoriamento remoto (padroes de interpretacao), conseguindo obter uma melhor percepcao do espaco geografico. Concluiu-se que aliar os conhecimentos do sensoriamento remoto e da cartografia, no contexto do ensino, permite aos alunos, conhecer melhor seu lugar, familiarizar-se com a visao vertical, fazer inter-relacoes entre problematicas, bem como desenvolver o dominio da linguagem cartografica. Palavras-chave: Ensino de Geografia; Geotecnologias; Cartografia; Ensino Fundamental. THE REMOTE SENSING AND CARTOGRAPHY AS EDUCATIONAL TOOLS IN GEOGRAPHY TEACHING ABSTRACT Remote sensing and mapping are fields of geographical knowledge and as such, it should not dissociate them or neglect their existence, as commonly observed in elementary schools. The student of the XXI century is par excellence a born domineering technology. The purpose of this article is to demonstrate how you can use the remote sensing and cartography as a tool for improving the quality of curricular geography component at the fundamental level. Among the methodological procedures, literature surveys were made, choose the scope and level of education as well as the preparation of work proposals. During the research it is noticed the interest and the ease with which students have to learn to cartography (deployment modes: punctual, linear and zonal) when made an approach through remote sensing images (interpretation patterns), managing to get a better understanding of the geographical space. We conclude that combining the knowledge of remote sensing and mapping in the context of teaching allows students better know their place, become familiar with the vertical view, do interrelations between issues and to develop the field of cartographic language. Keywords: Geography Teaching; Geotechnology; Cartography; Elementary School. LA TELEDETECCION Y LA CARTOGRAFIA COMO HERRAMIENTA EDUCATIVA EN LA ENSENANZA DE LA GEOGRAFIA RESUMEN Sensores remotos y mapeo son campos de conocimiento geografico y, como tal, no ellos o negligencia debe disociarse de su existencia, como se observa comunmente en las escuelas primarias. El estudiante del siglo XXI es por excelencia una tecnologia dominante nacido. El proposito de este articulo es demostrar como se puede utilizar la teledeteccion y la cartografia como herramienta para mejorar la calidad de la geografia componente curricular en el nivel fundamental. Entre los procedimientos metodologicos, se realizaron examenes de la bibliografia, seleccionar el alcance y el nivel de educacion, y la preparacion de propuestas de trabajo. Durante la investigacion es evidente el interes y la facilidad con la que los estudiantes tienen que aprender a la cartografia (modos de implementacion: puntual, lineal y zonal), cuando se hace una aproximacion a traves de imagenes de teledeteccion (patrones de interpretacion) la gestion para obtener una mejor comprension del espacio geografico. Se concluye que la combinacion de los conocimientos de la teledeteccion y la cartografia en el contexto de la educacion permite a los estudiantes conocer mejor su lugar, se familiaricen con la vision vertical, hacen interrelaciones entre los problemas y desarrollar el dominio del lenguaje cartografica. Palabras clave: Ensenanza de la Geografia; Geotecnica; Cartografia; Ensenanza Fundamental.

Referência(s)