Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TRAJETO DE MENOR CUSTO AMBIENTAL NO TRECHO LESTE DO RODOANEL METROPOLITANO DE SÃO PAULO

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 10; Issue: 13 Linguagem: Português

10.5418/ra2014.1013.0001

ISSN

2317-6024

Autores

Carlos Roberto Machado, Alfredo Pereira de Queiroz Filho,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

O trabalho analisa o trajeto de menor custo (TMC) ambiental no trecho leste do Rodoanel Metropolitano de São Paulo. O algoritmo de TMC foi aplicado sobre os mapas temáticos (superfícies de custo) gerados pelas metodologias de fragilidade ambiental (ROSS, 1994) e vulnerabilidade à erosão (CREPANI, et al, 2001) e os resultados foram comparados ao traçado ­ nal da rodovia. Constatou-se que a intersecção entre os TMC e o trajeto construído foi baixa: 21,2% na carta de vulnerabilidade e 4,3% na carta de fragilidade. Os TMCs também apresentaram uma sobreposição pouco relevante entre eles (6%). Assim, considera-se que as variáveis ambientais deste estudo de caso se mostraram relevantes para a etapa inicial do projeto do empreendimento. O aumento da intersecção entre os TMCs e o traçado construído tende a ocorrer com o refinamento das superfícies de custo ambiental, com a incorporação de dados sobre a geometria do traçado, métodos e custos construtivos, procedimentos e custos operacionais.

Referência(s)