Implementação e avaliação de desempenho de um cluster baseado em software livre para renderização distribuída em rede local

2008; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17921/1890-1793.2008v3n3p141-156

ISSN

2178-6895

Autores

Eberval Oliveira Castro, Rodrigo Amaral Rocha,

Tópico(s)

Image and Video Quality Assessment

Resumo

A exemplo de algumas producoes cinematograficas, animacoes e jogos em ambientes tridimensionais virtuais, problemas que exigem grande quantidade de processamento sejam pela complexidade das operacoes envolvidas ou pela quantidade de dados a ser tratada podem, geralmente, ser resolvidos utilizando-se a estrategia de processamento distribuido. O uso desta tecnica torna-se fundamental quando nao se dispoe de unidades computacionais com capacidade de processamento individual suficiente para se realizar produtivamente as tarefas em questao. A implantacao e avaliacao de desempenho de um sistema para renderizacao distribuida sobre uma rede local baseada em software livre (codigo aber-to) sao apresentadas neste trabalho. O modelador 3-D utilizado e o Blender 2.46 e a renderizacao distribuida e realizada pelo DrQueue 0.60.0 ambos licenciados sobre a GPL (General Public License). Fatores de speedup aproximadamente lineares foram encontrados demonstrando o bom desempenho do sistema implementado.

Referência(s)