Prevenção ao Trauma e Atendimento de Qualidade: Uma Década de Liga Acadêmica do Trauma no Hospital do Trabalhador – UFPR (Curitiba-PR, Brasil)
2012; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5005/jp-journals-10030-1028
ISSN2278-5388
AutoresAdonis Nasr, Iwan Augusto Collaço, Carolina Talini, Giana Caroline Strack Neves, Micheli Fortunato Domingos, Phillipe Abreu,
Tópico(s)Traffic and Road Safety
ResumoRESUMO Introdução Ligas Acadêmicas são grupos formados e geridos por alunos da graduação sob supervisão e orientação de profi ssionais vinculados à Instituição de Ensino ou Hospitais. Além de aulas, cursos, atividades de pesquisa e assistência, é importante a inserção dos alunos na comunidade, por meio de atividades educativas, preventivas ou de promoção à saúde. A conscientização da população e profi ssionais acerca da magnitude da “doença trauma” é fundamental para que o atendimento prestado tenha cada vez mais qualidade e efi cácia e é este o papel de uma Liga do Trauma. Relato de experiência As atividades começaram com a fundação do serviço de atendimento ao trauma no Hospital do Trabalhador (HT). Os acadêmicos se reuniam informalmente para expandir as atividades para além do Pronto Socorro (PS), e há 10 anos se organizaram em uma Liga Acadêmica (LiAT), intensifi cando suas atividades. Foram organizadas campanhas de prevenção de acidentes, congressos, cursos de emergência, cursos de integração para acadêmicos do PS, além de 294 reuniões acadêmicas com aulas temáticas. A produção científi ca é marcante, tendo aproximadamente 90 apresentações de trabalhos em congressos e 15 publicações em revistas de cirurgia e de trauma, além de um manual para procedimentos em PS e um guia de bolso para acadêmicos. Conclusão A presença da LiAT ao longo da estruturação do PS-HT vem sendo fundamental para garantir um atendimento de qualidade às vítimas de trauma, realizar prevenção ampla aos acidentes de trânsito com conscientização da população e desenvolver atividades junto à comunidade.
Referência(s)