Artigo Acesso aberto

CONFIABILIDADE E TRIBOLOGIA AUTOMOTIVA – UMA REVISÃO -

2014; Linguagem: Português

10.5151/engpro-simea-pap87

ISSN

2357-7592

Autores

Marcos B.Garcia, Carlos Mussato,

Tópico(s)

Tribology and Wear Analysis

Resumo

A escassez de petróleo e a busca por novas fontes de energia são hoje preocupações globais, principalmente no que tange a crescente demanda e as suas conseqüências para o aumento do consumo serão no futuro próximo os grandes desafios. O trabalho apresenta algumas considerações básicas dos aspectos da tribologia do sistema powertrain típico, que inclui o motor, transmissão e os pneus, a partir de dados que determinam o destino da energia oriunda da queima do combustível. Estima-se que nos veículos de passeio aproximadamente 12% da energia avaliada encontram-se no contato dos pneus com o pavimento, enquanto que o motor e a transmissão contribuem com aproximadamente 60% e 5% respectivamente, das perdas mecânicas dissipada principalmente pelo atrito. Grandes desafios de PAndamp;D visam veículos mais compactos, utilizando novos lubrificantes e tecnologias de combustíveis associado ao aumento de potencia, da performance e conseqüentemente da redução nos níveis de emissões dos poluentes. No entanto, busca-se a integração dos conceitos de engenharia juntamente com a ciência de superfícies, de modo que haja uma unificação dos sistemas automotivos, que somados aos avanços da modelagem, condição monitoramento e diagnósticos apresente resultados que indicam uma necessidade crescente de melhoria dos métodos para determinação da confiabilidade e estimativa do tempo de vida dos veículos, que aliados ao conhecimento da tribologia venha contribuir para a redução de perdas de energia, bem como atender as perspectivas globais no que tange regulamentação ambiental.

Referência(s)
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