Portos marítimos, bônus de receita de arrendamentos portuários e criação de valor: Uma abordagem financeira
2015; University of the Bío-Bío; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
0718-8307
AutoresJoão Gabriel de Moraes Souza, Carlos Henrique Rocha, João Carlos Félix Souza,
Tópico(s)Maritime Ports and Logistics
ResumoEste trabalho diante do modelo societario dos portos maritimos brasileiros, cujo resultado e reflexo na gestao dos recursos e aplicacoes se mostram desgastados, propoe um modelo de captacao de recursos que, embora nada diferente do que se pratica internacionalmente, e original e inovador diante dos processos de gestao centralizada da atual administracao portuaria. Atualmente, a falta de investimento e os altos precos das operacoes portuarias no Brasil nos colocam em situacao de baixa competitividade no que tange aos custos e precos praticados no modelo de arrendamento landlord, devido aos interesses de maximizacao dos precos cobrados em tais contratos. A proposta e que se adapte a metodologia, para financiamento das atividades portuarias, com emissao de bonus (obrigacoes) em mercado de capitais primario o que resulta em substancial alavancagem nos investimentos. Apos uma simulacao de uma operacao de colocacao de bonus de cupom zero de receita de arrendamento portuario em mercado de balcao, os resultados estimados mostraram-se vantajosos comparativamente aos resultados da taxa de retorno estimada e utilizada pela Agencia Nacional de Transportes Aquaviarios (ANTAQ). This work on the corporate model of seaports of Brazil, whose results and reflection on the management of resources and applications are shown worn, proposes a model of fundraising that although nothing different from what is a practiced internationally, original and innovative process before centralized management of the current port administration. Currently, the lack of investment and the high prices of port operations in Brazil put us in a situation of low competitiveness in relation to costs and prices in the model lease landlord due to the interests of maximizing prices charged in such contracts. The proposal is that with adapted methodology, for the financing of port activities, if use the issuance of bonds in the capital market, primary with substantial leverage in investments. After a simulation of an operation of placing zero coupon bonds revenue in port leasing over-the-counter market (OTC) estimated results proved advantageous compared to the results of the estimated rate of return and used by the National Agency for Waterway Transportation (Portuguese acronym ANTAQ), demonstrating the feasibility of a zero coupon bond issue operation.
Referência(s)