Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL

2016; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17564/2316-3828.2016v4n2p43-58

ISSN

2316-3828

Autores

Cibele Krause-Lemke,

Tópico(s)

Linguistic and Sociocultural Studies

Resumo

Este trabalho tem como objetivo responder a seguintepergunta: os textos reguladores desenvolvidos sobreo ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras noBrasil contemplam as realidades multilíngues ou a diversidadelinguística? Para tentar respondê-la, apresentamos,neste estudo, um panorama a respeito decomo os documentos norteadores de políticas para oensino de línguas no Brasil, publicados entre 2000 a2008, abordaram esta temática. Esta leitura tem porbase os postulados de Bourdieu (2008), o qual tratasobre a produção e reprodução de uma língua legítima.Percebe-se que, embora a discussão sobre a diversidadelinguística e multilinguismo apareça nostextos reguladores mais recentes, estes conceitosainda não estão plenamente incorporados aos grandesdebates a respeito do ensino de línguas no Brasil.

Referência(s)