
MAIORA TIBI TRIUNFO DINÁSTICO DE FELIPE II NA ALEGORIA DA BATALHA DE LEPANTO (C. 1573-1575), DE TICIANO VECELLIO * MAIORA TIBI DYNASTIC TRIUMPH OF PHILIP II IN THE ALLEGORY OF THE BATTLE OF LEPANTO (C. 1573-1575), BY TITIAN VECELLIO
2016; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Italiano
10.18223/hiscult.v5i1.1477
ISSN2238-6270
AutoresRivadávia Padilha Vieira Júnior,
Tópico(s)Culinary Culture and Tourism
ResumoResumo: Este estudo propõe uma análise centrada na pintura Felipe II, después de la victoria de Lepanto, ofrece al cielo al príncipe don Fernando (Madri, Museu do Prado), de Ticiano Vecellio. Produzida em resposta à encomenda do rei espanhol Felipe II, teve por intenção celebrar dois momentos marcantes de seu reinado no ano de 1571: a vitória sobre a frota turca na batalha de Lepanto e o nascimento de seu herdeiro, o infante Dom Fernando. Com o objetivo de compreender os sentidos e funções do objeto imagético nesse contexto, a linguagem simbólica da pintura é interpretada em conexão com os acontecimentos contemporâneos à sua produção. Apesar de ser reconhecida como a “alegoria da batalha de Lepanto”, de facto, esta é representada em último plano, eclipsada por uma série de elementos carregados de simbolismo dinástico e religioso. Palavras-chave: Felipe II de Espanha; Ticiano Vecellio; Batalha de Lepanto; Iconografia; História e Imagem. Abstract: This study proposes an analysis focused on the painting Felipe II , después de la victoria de Lepanto, ofrece al cielo al prince don Fernando (Madrid, Museum of Prado), by Titian Vecellio. It was produced in response to the request of the Spanish King Philip II, with the intention to celebrate two key moments of his reign in the year 1571: the victory over the turkish fleet at the Battle of Lepanto and the birth of his heir, the infante Don Fernando. In order to understand the meanings and functions of imagery object in this context, the symbolic language of painting is interpreted in connection with contemporary events to its production. Despite being recognized as the "Allegory of the Battle of Lepanto", in fact, this is represented in the last level, eclipsed by a series of loaded elements of dynastic and religious symbolism. Keywords: Philip II ofSpain; Titian Vecellio;Battle of Lepanto; Iconography; History and Image.
Referência(s)