Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AWARENESS OF THE IMPACT OF ADOPTING IFRS ON MANAGEMENT ACCOUNTING FROM THE PERSPECTIVE OF TEACHERS OF POSTGRADUATE STRICTO SENSU PROGRAMS IN ACCOUNTING

2014; Linguagem: Português

10.4270/ruc.2014214

ISSN

1809-3337

Autores

Kleber Domingos de Araújo, Edgard Bruno Cornacchione, Luciane Reginato, Janilson Antônio da Silva Suzart,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Com a adoção das IFRS estima-se que as práticas e/ou a forma de analisar e interpretar as informações contábeis gerenciais sejam influenciadas. A substituição de uma contabilidade baseada em regras societárias e fiscais por uma que utiliza princípios e que, até então, a intervenção brasileira tem-se mantido isenta da influência fiscal, transformou a contabilidade financeira praticada no Brasil, pelo menos no que tange as sociedades anônimas e assemelhadas. A literatura internacional descreve que o processo de convergência das normas contábil-societárias nacionais ao padrão IFRS tem propiciado um processo de integração entre a contabilidade gerencial e a financeira. A pesquisa procurou dimensionar, através de uma amostra não probabilística em três grandes regiões brasileiras, a percepção dos professores de pós-graduação acerca dos impactos das IFRS na contabilidade gerencial e o modo pelo qual esses impactos devem ser orquestrados na prática docente. Utilizou-se a pesquisa qualitativa exploratória, com entrevistas compostas por questões abertas e semiestruturadas. Após a coleta e organização dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo por meio da análise categorial de palavras, díades e tríades, comparando as declarações dos professores da área financeira com as dos professores da área gerencial. Os resultados indicaram que há percepção de aproximação entre a contabilidade financeira e a gerencial por parte dos professores e a necessidade de inter-relação com outras áreas do conhecimento. Adicionalmente, os achados indicaram uma integração gradativa, de longo prazo entre ambas as contabilidades, especialmente no que tange ao papel a ser desenvolvido pelas universidades brasileiras na formação dos contadores.

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