Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Estudo preliminar sobre a influência do teor de enxofre do combustível na emissão de amônia em motociclos e veículos leves dos ciclos Otto e Diesel

2014; Linguagem: Português

10.5151/engpro-simea-pap88

ISSN

2357-7592

Autores

Luiz Carlos Daemme, Renato de Arruda Penteado Neto, Marcelo Risso Errera, Fátima Marı́a Zanon Zotin,

Tópico(s)

Biodiesel Production and Applications

Resumo

Devido às restrições ambientais mundiais, o controle das emissões veiculares torna-se cada vez mais rigoroso. Os limites de emissões vêm sendo sensivelmente reduzidos e o papel das emissões não regulamentadas está tornando-se cada vez mais importante. As emissões de amônia têm recebido especial atenção por esse composto contribuir com a produção de material particulado secundário na forma de nitratos (NH4NO3) ou sulfatos de amônia ((NH4)2SO4). A amônia é o terceiro maior composto nitrogenado na atmosfera. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influência do teor de enxofre do combustível nacional na emissão de amônia em uma amostra de seis veículos (três motociclos, um veículo do ciclo Otto e dois veículos do ciclo diesel). Os testes foram conduzidos de acordo com as normativas brasileiras, utilizando-se de diesel contendo 6 e 400 ppm de enxofre e gasolinas contendo 30 e 320 ppm de enxofre. Ambas as gasolinas possuíam teor de 22% de etanol anidro. Os resultados demonstram que para o veículo do ciclo Otto, equipado com catalisador de três vias, a redução do teor de enxofre gera uma tendência de incremento na emissão de amônia. Nos motociclos foi observada a mesma tendência. Quanto aos veículos comerciais leves do ciclo Diesel, não foi observada influência significativa do teor de enxofre sobre as emissões de amônia.

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