
Economia criativa e o empreendedorismo no Ceará: um estudo de campo em uma empresa de design
2016; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18226/23190639.v3n2.06
ISSN2319-0639
AutoresPatrícia Gêmily Grenfell Oliveira, Renata Aquino Ribeiro, Augusto Cézar Aquino Cabral, Sandra Maria dos Santos,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoO tema economia criativa tem tido grande enfase nos ultimos anos em virtude a sua importante atuacao nas esferas economica, social, politica e cultural atraves da geracao e crescimento economico, diversificacao cultural, producao de capital intelectual e destaque no desenvolvimento local e regional. O empreendedorismo esta diretamente ligado ao desenvolvimento da economia criativa atraves da transformacao de recursos e ativos economicos as habilidades criativas visando a criacao e manutencao dos negocios. A presente pesquisa tem como objetivo geral, identificar as principais caracteristicas de uma empresa de design no Ceara, os impactos de suas atividades e suas dificuldades dentro da perspectiva do campo da economia criativa. A metodologia desta pesquisa e de carater exploratorio-descritivo, tendo por natureza qualitativa. Quanto aos meios, a pesquisa e bibliografica e de campo, com um estudo de caso em uma empresa de design e branding, situada na cidade de Fortaleza, Ceara. Os resultados mostram caracteristicas importantes da atividade na area do design dentro do contexto de economia criativa, cujos conceitos teoricos sao indicados em revisao da bibliografia. Entre eles, inovacao, criatividade, busca por novos conhecimentos e valorizacao do capital intelectual. Por outro lado, identifica-se lacunas para que de fato a economia criativa posso gerar todos os beneficios nos âmbitos social, cultural e economico na busca por um desenvolvimento sustentavel. DOI: 10.18226/23190639.v3n2.06
Referência(s)