A (RE)CONFIGURAÇÃO DA LINGUAGEM DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS

2014; Volume: 1; Issue: 28 Linguagem: Português

10.6020/1679-9844/2806

ISSN

2178-5961

Autores

Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes, Analice de Oliveira Martins,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A proposta deste trabalho e analisar a linguagem utilizada pelos profissionais de comunicacao na rede social digital Facebook, a partir da hipotese de que a linguagem da comunicacao institucional vem sendo (re)configurada na Internet. Para tal, foram realizadas pesquisas qualitativas para identificar conceitos que se entrelacam com o tema da pesquisa e sao fundamentais para o seu desenvolvimento, tais como evolucao da comunicacao e da linguagem; Internet e redes sociais digitais, alem dos estudos teoricos sobre a reconfiguracao da linguagem, entre outros. E tambem pesquisas exploratorias com a delimitacao da amostra a ser analisada de duas fan pages das marcas Guarana Antarctica e Banco Itau. Alem disso, foi feita pesquisa descritiva, por meio da observacao sistematica no intervalo de tempo determinado por dois meses e com definicao do que e observado, para as consequentes consideracoes sobre os “objetos” analisados. Como o estudo esta em desenvolvimento, sera apresentado resultado parcial da pesquisa, podendo ser considerado como particularidade, no Facebook, a presenca das linguagens verbal, visual, sonora numa especie de unimidia que agrega interatividade e hipertextualidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX