
Extensão: meio de comunicação entre universidade e comunidade
2008; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5585/eccos.v9i1.492
ISSN1983-9278
AutoresEster Buffa, Renata Pereira Canales,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoNeste artigo, analisa-se a contribuição da universidade para a comunidade, pelo eixo da extensão, um de seus pilares e por meio do estudo de caso do Centro de Divulgação Científica e Cultural, criado em 1980, pertencente à USP/São Carlos. Este Centro tem projetos educacionais voltados para os alunos do ensino básico, com o intuito de desenvolver o interesse pelas ciências, e distingue-se da visão assistencialista que orienta a maioria dos trabalhos de extensão.Um dos projetos é a Experimentoteca, um laboratório de ciências circulante, com experimentosque são levados às escolas que os solicitam para a prática em sala de aula. As referências teórico-metodológicas são as relações das visões gerais e descrições do singular, além da análise de documentos e fatos, sob a ótica educacional do país.
Referência(s)