Artigo Produção Nacional

Recife: uma capital do nordeste no capitalismo tardio

2015; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2359-2370

Autores

Luís Manuel Domingues do Nascimento,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Apos a conclusao dos trabalhos de alargamento e prolongamento da Av. Dantas Barreto, entre o ano de 1971 e 1973, a Prefeitura da Cidade do Recife, tendo a frente o Prefeito Augusto Lucena, deu inicio as tratativas para execucao de um outro programa de intervencao urbana na area central da cidade. Tratava-se de um projeto de reurbanizacao para a construcao da Praca Machado de Assis, com o objetivo de confeccionar um espaco e um cenario urbano expurgado das historias passadas e das formas que se consideravam decaidas, degradadas, contraproducentes e inconvenientes, presentes e disseminadas em outros espacos da cidade, atraves da eliminacao, em seu interior, dos vestigios da paisagem geografica do qual a Praca nao seria parte da cidade, mas seu equivalente ou substituto. A oposicao e a mobilizacao eficaz dos moradores e comerciantes da localidade onde seria construida a Praca (parte sudeste do bairro da Boa Vista) levou a suspensao da execucao desse projeto. Contudo, outros projetos de reurbanizacao foram elaborados e executados na area central da cidade durante a gestao de Augusto Lucena (1971-1975) e de seu sucessor, o Sr. Antonio Farias (1975-1979), como as denominadas ruas jardins, que tinham como objetivo produzir espacos contendo elementos considerados relevantes para a constituicao de lugares quase totalmente destinado ao lazer e ao consumo de mercadorias, de produtos culturais e de servicos, direcionados para uma clientela que podia pagar para usufrui-las. A constituicao desses espacos obedeciam a logica cultural do capitalismo tardio, fundada na cultura do progresso e do moderno; e permeada por uma anuencia outorgada onde se instituia e se disseminava a moral ditada pelo exito material, e na consideracao do valor para escolha e obtencao de objetos em vista dos fins pretendidos. Os seus referenciais eram pautados pelos estilos e apreciacoes de ter e parecer para poder consumir valores e objetos apreciados a partir de seu valor de troca no mercado; e a sua razao cultural composta de valores, modelos e mitos produzidos segundo os criterios de ordem tecnologica e de funcionamento do mercado; e ditado pela logica do mercado de que a producao, a circulacao e o consumo de mercadoria podem dominar e submeter os seus interesses as forcas da natureza sem qualquer restricao de ordem moral. Neste trabalho analisaremos e criticaremos como essa logica cultural fundamentou os projetos de reurbanizacao e intervencoes urbanas na cidade do Recife no periodo historico aqui delimitado e como repercutiu e quais as reacoes proporcionadas. Abstract: Upon completion of the widening works enlargement and extension of Av. Dantas Barreto, between 1971 and 1973, the Recife City Hall, taking forward the Mayor Augusto Lucena, initiated the negotiations for execution of another urban intervention program in the central area of the city. It was a reurbanization project for the construction of the Square Machado de Assis, with the goal of making a space and an urban setting purged of past stories and shapes who considered fallen, degraded, counterproductive and inconvenient, present and disseminated in other areas of the city, through the elimination, within, the remains of the geographical landscape of which the square would not be part of the city, but its equivalent or replacement. The opposition and the effective mobilization of residents and merchants of the town where it would be built the Square (southeast of the Boa Vista neighborhood) led to suspension of the operation of this project. However, other reurbanization projects were designed and implemented in the central city area during the administration of Augusto Lucena (1971-1975) and his successor, Mr. Antonio Farias (1975-1979), as so-called gardens streets which were aimed at produce spaces containing elements relevant to the establishment of places almost entirely for leisure and consumption of goods, cultural products and services, targeted to a clientele that could afford to cherish them. The constitution of these spaces obeyed the cultural logic of late capitalism, based on the progress and modern culture; and permeated by a consent granted where instituted and was spreading morality dictated by the material success, and in considering the value for choice and getting objects in view of the intended purposes. Their references were guided by the styles and assessments of to have and to seem to be able to consume appreciated values and objects from their exchange value on the market; and their cultural reason composed of values, models and myths produced according to the criteria of technological nature and functioning of the market; and dictated by the logic of the market that the production, circulation and consumption of goods Historia Unicap, v. 1, n. 2, jul./dez. de 2014 128 can dominate and submit their interests to the forces of nature without any restriction of moral order. In this work we will analyze and criticize how this cultural logic grounded the reurbanization projects and urban interventions in the city of Recife in the historical period defined here and how it reflected and which were the provided reactions.

Referência(s)