
A Filologia de Antenor Nascentes e o início, no Brasil, da Linguística Aplicada ao ensino do espanhol
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/sig.v25i2.24629
ISSN2316-3690
AutoresAntón Corbacho Quintela, Alexandre Ferreira da Costa,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEm 1919, Antenor Nascentes publicou, no Rio de Janeiro, a dissertação que apresentara ao concurso para provimento da cadeira de espanhol do Colégio Pedro II. Nessa obra, Um ensaio de phonetica differencial luso-castelhana – dos elementos gregos que se encontram no espanhol, não consta a sua justificativa, nem se especifica a sua finalidade pedagógica. Infere-se que o intuito dessa prosa era a demonstração de erudição do autor e de sua capacidade para a reflexão gramatical. Assim, a qualificação como “ensaio” do primeiro trabalho assinala a disposição de Nascentes para a ponderação contrastiva, com uma presumível intencionalidade didática, entre o espanhol e o português. Essa dissertação patenteava, porém, como, a partir de uma perspectiva filológica, era possível aplicar as gramáticas clássicas à compreensão da formação dos sons distintivos entre o espanhol e o português. Após ter acumulado prática docente no ensino da língua espanhola, Nascentes compôs duas obras, a Gramática da língua espanhola para uso dos brasileiros (1920), propositalmente dirigida para o uso na sala de aula, e a Antologia espanhola e hispano-americana (1943). Neste artigo, são sopesadas as categorias que marcaram o percurso pedagógico de Nascentes como professor de língua espanhola e analisa-se o método do ensino inerente às suas publicações.
Referência(s)