
Percepção de Acadêmicos quanto ao Estímulo à Criatividade por Parte de seus Professores
2015; Faculdade Meridional IMED; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18256/2447-3944/rebes.v1n2p54-63
ISSN2447-3944
AutoresEraldo Carlos Batista, Alessandra Bertasi Nascimento,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo desta pesquisa foi analisar a percepcao de academicos sobre as praticas docentes que favorecem o desenvolvimento e a expressao de habilidades criativas. Realizada em uma Instituicao de Ensino Superior no interior do Estado de Rondonia, utilizou de uma abordagem quantitativa de natureza descritiva, envolvendo noventa e um sujeitos, academicos dos cursos superiores da referida instituicao. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Inventario de Praticas Docentes que Favorecem a Criatividade no Ensino Superior. O instrumento e constituido de 37 itens os quais tem por objetivo avaliar as praticas docentes que favorecem o desenvolvimento e expressao das habilidades criativas de estudantes universitarios. Considerando a media obtida nos escores, os resultados apontaram para uma avaliacao geral positiva acerca da pratica docente do professor. Concluindo-se que a formacao pedagogica do professor universitario e indispensavel para o desenvolvimento das habilidades criativas do aluno.
Referência(s)