Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E INTERDISCIPLINARIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DA DIALÉTICA MATERIALISTA NA DETERMINAÇÃO CONCEITUAL

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/teri.v3i1.27316

ISSN

2237-079X

Autores

César Augusto Soares da Costa, Carlos Frederico Bernardo Loureiro,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo debater a interdisciplinaridade na educação ambiental, a partir de uma perspectiva crítica, fundada no debate ontológico e epistêmico-político. Para tanto, parte da apresentação de como esta aparece em diferentes conferências e documentos normativos da área, para em seguida fazer a problematização e argumentação, tomando como referência o materialismo histórico-dialético. Por fim, reafirma a validade desta na construção de uma perspectiva crítica interdisciplinar que contemple na apreensão complexa e contraditória do movimento do real e a materialidade dos processos educativos em suas relações, disputas, diálogos e conflitos.

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