
O impacto das avaliações disciplinares no ensino superior
2016; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1414-40772016000100012
ISSN1982-5765
AutoresMarisa Aparecida Pereira Santos, Benedito Felipe de Souza, Ilda Basso, Daniela Luchesi, Elisabete Aparecida Zambelo, Rafael Henrique Bosqui,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoResumo O artigo traduz a pesquisa relacionada ao estudo da aplicabilidade do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho do Estudante - ENADE - no Curso de Administração da Universidade Sagrado Coração. A análise abrangeu fundamentação teórica sobre os conceitos de vários autores para a consecução dos objetivos propostos. A metodologia foi sustentada em três vertentes, sendo elas: a) quanto ao objetivo da pesquisa: pesquisa exploratória; b) quanto aos procedimentos da pesquisa: estudo de caso e pesquisa quantitativa; e c) quanto às fontes de informação: pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. O instrumento norteador foi um questionário fechado com doze questões, abordando assuntos concernentes a conhecimentos, procedimentos e demais parâmetros relacionados às provas do ENADE.
Referência(s)