Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O impacto das avaliações disciplinares no ensino superior

2016; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1414-40772016000100012

ISSN

1982-5765

Autores

Marisa Aparecida Pereira Santos, Benedito Felipe de Souza, Ilda Basso, Daniela Luchesi, Elisabete Aparecida Zambelo, Rafael Henrique Bosqui,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Resumo O artigo traduz a pesquisa relacionada ao estudo da aplicabilidade do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho do Estudante - ENADE - no Curso de Administração da Universidade Sagrado Coração. A análise abrangeu fundamentação teórica sobre os conceitos de vários autores para a consecução dos objetivos propostos. A metodologia foi sustentada em três vertentes, sendo elas: a) quanto ao objetivo da pesquisa: pesquisa exploratória; b) quanto aos procedimentos da pesquisa: estudo de caso e pesquisa quantitativa; e c) quanto às fontes de informação: pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. O instrumento norteador foi um questionário fechado com doze questões, abordando assuntos concernentes a conhecimentos, procedimentos e demais parâmetros relacionados às provas do ENADE.

Referência(s)