Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MODELO DE NEGÓCIOS COM IMPACTO SOCIAL

2016; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 56; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0034-759020160207

ISSN

2178-938X

Autores

Maira Petrini, Patrícia Cristina Scherer, LÉA BACK,

Tópico(s)

Sustainable Supply Chain Management

Resumo

RESUMO Entre as alternativas pela busca do desenvolvimento sustentável estão os negócios com impacto social, ou seja, aqueles que são desenvolvidos para atender a algum tipo de demanda social e com atuação rentável. O objetivo desta pesquisa foi propor um modelo de negócios com impacto social que auxilie na identificação de seus elementos. O modelo de negócio proposto diferencia-se dos já existentes por compilar vários deles e, principalmente, por detalhar os elementos que o constituem. O método de pesquisa baseou-se em dados secundários, coletados a partir de pesquisa documental, e dados primários provenientes de entrevistas e questionários, totalizando 49 organizações. O modelo estrutura-se em cinco dimensões compostas por 13 elementos. Como contribuições adicionais, apresentam-se uma proposta de definição de Negócios com Impacto Social (NIS) e uma taxonomia, considerando os produtos/serviços, os clientes e a estrutura de lucros.

Referência(s)