
MODELO DE NEGÓCIOS COM IMPACTO SOCIAL
2016; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 56; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0034-759020160207
ISSN2178-938X
AutoresMaira Petrini, Patrícia Cristina Scherer, LÉA BACK,
Tópico(s)Sustainable Supply Chain Management
ResumoRESUMO Entre as alternativas pela busca do desenvolvimento sustentável estão os negócios com impacto social, ou seja, aqueles que são desenvolvidos para atender a algum tipo de demanda social e com atuação rentável. O objetivo desta pesquisa foi propor um modelo de negócios com impacto social que auxilie na identificação de seus elementos. O modelo de negócio proposto diferencia-se dos já existentes por compilar vários deles e, principalmente, por detalhar os elementos que o constituem. O método de pesquisa baseou-se em dados secundários, coletados a partir de pesquisa documental, e dados primários provenientes de entrevistas e questionários, totalizando 49 organizações. O modelo estrutura-se em cinco dimensões compostas por 13 elementos. Como contribuições adicionais, apresentam-se uma proposta de definição de Negócios com Impacto Social (NIS) e uma taxonomia, considerando os produtos/serviços, os clientes e a estrutura de lucros.
Referência(s)