Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem Baseada em Problemas na Graduação Médica – Uma Revisão da Literatura Atual

2015; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 39; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1981-52712015v39n4e01282014

ISSN

1981-5271

Autores

Luciana Brosina de Leon, Fernanda de Quadros Onófrio,

Tópico(s)

Innovations in Medical Education

Resumo

RESUMO A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma técnica em que a transmissão do conhecimento se dá a partir de casos elaborados com base em casos reais, tendo como principal objetivo a busca da aprendizagem pelo próprio estudante. Este trabalho tem por finalidade revisar os artigos originais publicados nos últimos dois anos sobre o tema, na graduação médica. A maioria dos trabalhos revisados demonstrou bons resultados quando utilizada a ABP, principalmente no que diz respeito a pensamento crítico e habilidades técnicas. O uso concomitante de mais de uma técnica, porém, traz maiores benefícios na formação médica.

Referência(s)