AS OFICINAS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINAGEM PARA O ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português
ISSN
2237-1419
AutoresEmmanuele Rodrigues Antonio, Adriana Olivia Sposito Alves Oliveira,
Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoEste trabalho se dara atraves de uma pesquisa de Iniciacao Cientifica que se encontra em seu inicio que objetiva-se averiguar, planejar, e avaliar as oficinas escolares enquanto estrategias de ensinagem do conteudo de climatologia. A proposta visa analisar as oficinas escolares como contribuicao no processo de ensino aprendizagem, na aquisicao de conhecimento do discente, atraves de aulas mais interativas, com um conteudo ludico, por meio de abordagens didaticas diferenciadas. Sendo assim essas estrategias podem ter um melhor aproveitamento do conhecimento, quanto ao aluno receptor e quanto professor transmissor de conhecimento, onde todos os sujeitos envolvidos nesse processo possam ter uma total interacao, pois a arte de ensino aprendizagem nao e algo solitario, mas sim de todo o conjunto escolar envolvido na mediacao, sendo esta individual ou em grupos. Esta pesquisa se insere em um projeto maior com o titulo: Elementos e fenomenos do clima urbano na Regiao Metropolitana de Goiânia – GO e sua utilizacao no Ensino de Climatologia pesquisa relaciona a Rede de Pesquisa e Ensino de Cidade - REPEC onde esta sendo produzido um fasciculo sobre o clima da RMG. Objetivando a melhoria do ensino aprendizagem da Educacao Escolar na cidade utilizando-se de exemplos sobre climatologia a fim de que os alunos possam relacionar no seu cotidiano, o conteudo exposto. O fasciculo propoe conteudos ludicos para facilitar o processo de ensino aprendizagem que propoem o envolvimento de alunos de graduacao, pos-graduacao, professores da Rede de Ensino Basico e Superior. A pesquisa justifica-se em uma pequena abordagem sobre o ensino de climatologia geografica, permitindo que mais pessoas possam vir a desenvolver e se interessar por trabalhos relacionados a esta area de ensino. Atraves deste trabalho visamos que professores possam aprimorar seus conhecimentos em novas tecnicas didatico-pedagogicas de ensino aprendizagem para que possam realizar um eficaz desempenho ao lecionar os conteudos climaticos aos seus alunos. Com intuito de revelar uma nova maneira de se usar tecnicas de ensinagem para o ensino de climatologia geografica com alunos dos anos finais do ensino fundamental, a escolha deste nivel de ensino justifica-se pela maior concentracao de conteudo relacionado a climatologia geografica nos curriculos e diretrizes de ensino e tambem pensando que a pequena faixa etaria dos alunos, atividades ludicas permitem maior desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem, pois deixam as aulas menos expositivas, ou seja, mais dinâmicas, interativas e com melhores resultados na assimilacao do conteudo ensinado. Ja aos professores de geografia as estrategias de ensino surgem como mais uma alternativa metodologicas para que possam auxiliar na construcao de conceitos climaticos aos alunos, permitindo aulas mais participativas, promovendo o dialogo e o debate entre os sujeitos do processo de ensino. Essas tecnicas serao abordadas em oficinas escolares com o objetivo de revelar e compreender o papel desenvolvido pelas estrategias de ensinagem, com a elaboracao de materiais didatico- pedagogico, avaliando como os alunos assimilam esse conteudo que sera repassado atraves dessa metodologia, que foge do modelo tradicional de aulas expositivas e dialogadas, no intuito de tornar as aulas mais participativas e em ambientes diferenciados como os laboratorios e as salas ambientes, assim esperamos maior interacao do aluno, professor e conteudo a ser estudado a climatologia geografica. As estrategias de ensino diferenciadas permitem aos professores de Geografia a utilizar novas tecnicas que desenvolvam o pensamento critico do aluno, para favorecer a construcao do conhecimento.
Referência(s)