Projeto Destino Pirilampo: um Estudo sobre a Composição de Meta-Soundscapes em Música Ubíqua
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/mh.v14i1.32928
ISSN2317-6776
Autores Tópico(s)Music Technology and Sound Studies
ResumoMúsica ubíqua é aqui entendida como uma derivação natural da música eletroacústica na qual equipamentos eletrônicos são ubiquamente interconectados para juntos criarem música. Com este ambiente informacional, é atualmente possível fazer uma composição de paisagens sonoras (soundscapes) criada de material sonoro advindo de distantes e distintos soundscapes. Nós chamamos a este resultado de “meta-soundscape”. Este artigo apresenta e discute o processo de criação e desenvolvimento da instalação de arte sonora intitulada “Destino Pirilampo” (DP) que explora esta premissa. DP é uma instalação performática multimodal desenvolvida para gerar meta-soundscapes (soundscape composto de diversos, distintas e distantes soundscapes). Esta explora a interação remota entre soundscapes cujo material é manipulado em tempo-real por um único performer. DP usa um aplicativo de VoIP (voice over internet protocol) para coletar e enviar dados sonoros dos soundscapes para o performer. Juntos, estes tornam-se agentes de um sistema aberto e complexo onde o significado estético emerge através de um processo de auto-organização. Sem utilizar sons gravado, DP cria um meta-soundscape interativo e artificial, que é um ambiente sonoro composto por um processo de música ubíqua contendo eventos sonoros sintetizados e naturais, manipulados em tempo-real pelo performer. Este trabalho é também um estudo de sonologia. Palavras-chave: Soundscapes; Sonologia; Música eletroacústica.
Referência(s)