A estrada de ferro de Bragança e a colonização da zona bragantina no estado do Pará
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5801/ncn.v15i2.578
ISSN2179-7536
AutoresLeonardo Milanez de Lima Leandro, Fábio Carlos da Silva,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoO Pará foi o décimo terceiro Estado do Brasil a ser percorrido por uma ferrovia. A Estrada de Ferro de Bragança foi inaugurada, no dia 10 de junho de 1884. Concluídos os 229 quilômetros do eixo principal da via férrea, ligavam-se Belém e Bragança, feito celebrado, com novo ato inaugural aos 4 de maio de 1908. Outros três ramais partiam do eixo principal em direção às colônias do Pinheiro, do Prata e de Benjamin Constant, que respectivamente saiam de Belém, Igarapé- Açu e Bragança. Ao reunir informações a respeito da trajetória da empresa ferroviária, objetiva-se analisar o seu papel na formação da Zona Bragantina do Estado do Pará, região cuja ocupação foi fomentada com vistas ao desenvolvimento de núcleos agrícolas no Estado do Pará, no período de expansão da atividade gomífera
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