Artigo Acesso aberto

A produção de significados e a representação mental na solução de problemas mal-estruturados de matemática

2012; Issue: 60 Linguagem: Português

10.4322/gepem.2014.007

ISSN

2176-2988

Autores

Maria Alice Veiga Ferreira de Souza,

Tópico(s)

Mathematics Education and Teaching Techniques

Resumo

A representação mental estaria associada ao grau de produção de significados de estudantes?Psicólogos cognitivistas e educacionais defendem que estudos sobre essas variáveis psicológicas em meio à solução de problemas acrescentariam informações aos resultados estatísticos que carecem de um delineamento dos processos cognitivos usados no desempenho dessas tarefas.O estudo contou com 141 estudantes de Ciência da Computação.Destes, doze foram analisados em suas representações e produções de significados de cinco problemas matemáticos mal-estruturados.Os principais resultados apontaram descolamento entre a representação mental e a produção de significados, seja como estudante ingressante ou concluinte.Além disso, reforçou-se que quanto mais evoluídos estiverem os conceitos escolares, maior a chance de sucesso na solução de problemas.A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird apoiaram a pesquisa

Referência(s)
Altmetric
PlumX