OS JOGOS ELETRÔNICOS NA ERA DO ALUNO VIRTUAL: BRINCAR E APRENDER
2013; UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA; Volume: 10; Issue: Especial Linguagem: Português
10.5747/ch.2013.v10.nesp.000574
ISSN1809-8207
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoCom a ampliacao do uso dos recursos computacionais na Educacao, muitas sao as oportunidades que se abrem para uma aprendizagem de forma motivadora e moderna. A educacao, acompanhando as mudancas que ocorrem na propria sociedade, exige professores que nao ignorem o uso de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Dentre essas tecnologias destacamos o jogo eletronico, uma nova ferramenta a disposicao do professor que pode contribuir para uma melhor aprendizagem, considerando que os jovens estao ficando mais tempo a frente de um computador ou consoles de videogames. Alem da interacao dos ambientes ricos em recursos de multimidia com os conteudos curriculares, os jogos eletronicos propiciam maior interacao entre os recursos tecnologicos e os conteudos trabalhados em sala de aula. Em nossa pesquisa estudamos especificamente a utilizacao do jogo eletronico CALL OF DUTY, avaliando a influencia do mesmo na aprendizagem dos alunos referente ao periodo da Segunda Guerra Mundial. O trabalho de pesquisa foi realizado numa escola da rede publica estadual localizada na regiao central da cidade de Presidente Prudente. Vinte adolescentes da Terceira Serie do Ensino Medio foram os sujeitos da pesquisa. Utilizamos como tecnica de pesquisa a aplicacao de um questionario exploratorio dos sujeitos e conjunto de questoes abertas para investigar o nivel de conhecimento do conteudo explorado antes e apos a aplicacao do software. Os alunos jogaram em duplas sem intervencao do observador sendo que o ritmo e o nivel de aprendizagem partiram dos mesmos. Concluimos que foi possivel com o jogo praticar uma aprendizagem cooperativa entre os sujeitos, visto que a cada acao, etapa, os mesmos trocavam informacoes para avancar as etapas seguintes. Utilizando o jogo eletronico, um grande campo a ser explorado atualmente, o aprendiz tem maior autonomia para explorar e construir seu conhecimento, sendo mais significativa a sua aprendizagem.
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