Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita

2016; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português

10.20952/revtee.v9i18.4964

ISSN

2358-1425

Autores

José Carlos Morgado,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Partindo da mudança de paradigma social com que nos confrontámos recentemente, refletimos acerca do seu impacto em termos educativos, incidindo especificamente nos papéis desempenhados pelos professores em sucessivos cenários de mudança. Esse exercício permitiu- -nos constatar que, no domínio da decisão curricular, o papel dos professores se foi alterando em função das exigências que em cada momento se colocavam à escola e que os obrigaram a evoluir de uma postura sintonizada com uma determinada ortodoxia curricular para uma posição mais cosmopolita, isto é, mais consentânea com a reforma do seu pensamento e com a capacidade de romper com rotinas instaladas e que condicionam a inevitável mudança das suas práticas.

Referência(s)