Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Satisfação e Apego ao Lugar: implicações para qualidade de vida em uma visão de marketing de lugares

2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 26; Issue: 4 Linguagem: Português

10.11606/issn.1984-4867.v26i4p795-816

ISSN

1984-4867

Autores

Fabiana Gama de Medeiros, Francisco José da Costa,

Tópico(s)

Customer Service Quality and Loyalty

Resumo

Esse estudo busca compreender a relação entre a satisfação ao lugar, o apego ao lugar e a qualidade de vida percebida pelos residentes de um lugar. A análise preliminar dos estudos realizados mostrou que o foco de marketing de lugares tem sido predominantemente voltado para aplicar as ferramentas tradicionais de marketing aos lugares, na busca de atrair visitantes, investidores e novos residentes, com menor ênfase aos agentes residentes dos lugares. Isto justificou o foco deste estudo nos residentes. A partir da revisão da literatura, foi proposto um modelo de relações entre os construtos, testado empiricamente através de modelagem de equações estruturais em amostras de residentes das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e suas cidades circunvizinhas, no estado da Paraíba. Além do modelo, também testamos e propomos uma escala para medir o construto satisfação com o lugar. Os resultados confirmam as hipóteses e apresentam a satisfação com o lugar e o apego ao lugar como preditores do construto qualidade de vida percebida; uma escala de satisfação com o lugar foi desenvolvida e proposta; e foram identificados os fatores específicos de um lugar que contribuem para a satisfação geral com o lugar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX