Entre agora e outrora: a escrita da história no cinema de Eduardo Coutinho
2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Issue: 31 Linguagem: Português
10.1590/1982-25542016124255
ISSN1982-2553
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoResumo A cinematografia contemporânea de Eduardo Coutinho é marcada pela centralidade da entrevista como forma dramática e pelo registro do encontro presente entre o diretor e os sujeitos filmados. “Arte do presente”, na expressão de Consuelo Lins (2002), esse cinema abriga, entretanto, um projeto mais raro, mas muito denso, de escrita da história. Propomos investigá-lo a partir do cotejo entre dois documentários separados por 20 anos – Cabra marcado para morrer (1984) e Peões (2004). Eles nos permitem, em suas semelhanças e diferenças, observar as iluminações recíprocas (entre passado e presente) ensejadas pela diacronia de Coutinho, que em nossa hipótese elabora “o presente como história” (YSHAGPOUR, 2000, p. 110).
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