
Aspectos históricos da criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 15; Issue: 66 Linguagem: Português
10.20396/rho.v15i66.8643705
ISSN1676-2584
AutoresPoliana Fernandes Sena e Sousa, Solange Helena Ximenes Rocha,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo traz elementos históricos sobre a criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra que adota a Pedagogia da Alternância como proposta metodológica. Tais elementos partem de uma pesquisa de campo que teve como objetivo analisar a implantação da experiência da Pedagogia da Alternância na referida escola. Os sujeitos são alternantes, pais de alternantes, monitores e a presidente da associação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra. Foi possível constatar fortalecimento das unidades produtivas através da formação técnica e de acesso as políticas públicas para agricultura familiar; necessidade de superar problemas de infraestrutura no prédio da escola e no alojamento dos alternantes; e reorganização do currículo que privilegia a formação técnica em detrimento da formação geral. Em que pese a importância da experiência, as respostas que tem dado aos anseios da comunidade em superar as carências educacionais do município de Belterra e o enfrentamento à expansão do agronegócio e a monocultura da soja na região, entende-se, assim como Bezerra Neto (2003) que a esta não pode ser atribuído papel de redentora das problemáticas educacionais do município e que sozinha não dá conta de melhorar a vida dos sujeitos.
Referência(s)