Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Do dialogismo e da heterogeneidade: a constituição do discurso messiânico do sertanejo na cultura popular

2009; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/dialogia.v8i1.1451

ISSN

1983-9294

Autores

Jorge França de Farias Júnior,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Neste estudo, demonstra-se como ocorre o processo de heterogeneidade discursiva da letra de música Profecia (ou Testamento da ira)1, interpretada pelo grupo cênico-musical Cordel do Fogo Encantado (CFE). É interessante verificar como o grupo do Sertão de Pernambuco, apresenta a letra por meio de enunciados proferidos por profetas que viveram nessa região, a saber, os profetas Pajé Cauã2 e Antônio Conselheiro3. Dessa maneira, o CFE, ao trazer os enunciados desses profetas e suas vozes, constitui seu próprio discurso como sujeito enunciador, evidenciando, assim, uma heterogeneidade discursiva. Para tanto, consideram-se, neste estudo, os trabalhos que procuram entender a relação do sujeito enunciador e seu discurso, como pressuposto, e que é constituído de vários outros discursos que se lhe antepõem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX