
Políticas de Formatos de Arquivos para Objetos de Aprendizagem: Preservação Digital no Saber Tecnologias Educacionais e Sociais
2015; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2358-3908
AutoresVildeane da Rocha Borba, Sandra de Albuquerque Siebra, Marcos Galindo, Josiane Lemos Machiavelli, Cristine Martins Gomes de Gusmão,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoEste artigo tem o objetivo de apresentar as politicas de formatos de arquivos para objetos de aprendizagem implementadas no SABER Tecnologias Educacionais e Sociais, com o proposito de viabilizar o acesso a longo prazo aos recursos educacionais produzidos nos cursos na modalidade a distância. A fundamentacao teorica se pauta em conceitos sobre estrategias de preservacao digital, politicas de preservacao, educacao a distância e formatos de arquivos, adotando instrumentos necessarios para o controle e a preservacao da memoria em meio digital e sua permanencia continuada. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e o procedimento metodologico utilizado foi o metodo de estudo de caso. O objeto de estudo foram os objetos de aprendizagem produzidos pelo grupo SABER, devido ao grande quantitativo produzido para atender as demandas de cursos de especializacao e capacitacao, especialmente, na area de saude. A politica de formatos de arquivos para objetos de aprendizagem abrangeu arquivos em formato textual, imagem, audio e video, apresentando a padronizacao necessaria levando-se em consideracao as vertentes acesso e preservacao. Como conclusao, verifica-se que, na pratica, e encorajado que os objetos de aprendizagem sejam criados e possam ser reutilizados por outros cursos e iniciativas, quando necessario. Dessa forma, e preciso garantir a sua preservacao, para proporcionar o continuo acesso e uso. Assim, a preservacao desses objetos deve ser encarada como algo primordial, considerando os impactos advindos das mudancas tecnologicas.
Referência(s)