Co-Criação Através do Fator Mudança Cultural na Multinacional GE Healthcare

2013; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15603/2176-9583/refae.v4n2p227-248

ISSN

2176-9583

Autores

B.Z. Barbara, Alexandre Luzzi Las Casas,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente artigo busca identificar os metodos que podem ser utilizados para a mudanca cultural na construcao de uma empresa co-criativa, bem como eventuais obstaculos enfrentados nesse processo. O estudo analisa a multinacional GE Healthcare que atribui a criacao de valor a estrategia global que visa garantir mais acesso a saude a populacao. Como embasamento teorico foi utilizado o modelo de mudanca estrategica de Pettigrew, as consideracoes de cultura organizacional de Schein, Fleury e Deal e Kennedy, dentre outros autores, e os quatro principios para Co-criar de Prahalad e Ramaswamy. O metodo utilizado foi o estudo de caso, valendo-se das tecnicas de observacao, analise de conteudo interno e externo e entrevistas abertas. Como resultado, verificou-se que a transformacao cultural exigiu o desenvolvimento de diversos mecanismos, como o lancamento de um programa com o objetivo de criar uma cultura de saude nos funcionarios para facilitar o gerenciamento interno em um ambiente favoravel a co-criacao.

Referência(s)