A comunicação institucional e o conteúdo gerado pelos usuários no Facebook envolvendo a companhia TIM
2012; Volume: 13; Issue: 32 Linguagem: Português
10.7213/comunicacao.7428
ISSN1982-8675
AutoresSuelen Loraine Aguilar Albuquerque, Cibele Abdo Rodella,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoA pesquisa propôs compreender de que forma os consumidores e usuários do Facebook geram conteúdo que produz sentidos na comunicação institucional da organização TIM (Telecom Italia Mobile). A partir das proposições da comunicação organizacional e dos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo, da pesquisadora francesa Laurence Bardin, a investigação foi desenvolvida. O objeto de estudo do trabalho é a comunicação presente no Facebook, produzida por meio das informações e opiniões compartilhadas, comentadas e curtidas por usuários. Com o processo analítico, observou-se que quando as exposições deconteúdo negativo na rede mundial repercutem e se tornam notícias, as opiniões e as deficiências referentes à corporação são legitimadas. Notou-se, nos trechos analisados, que o usuário produtor de conteúdo corporativoé uma ferramenta da comunicação institucional, que pode construir, (des)construir e, até mesmo, (re)construir a identidade, imagem e reputação organizacional
Referência(s)