
As construções metafóricas de aprendizes de inglês sobre seu papel na aprendizagem de uma língua adicional
2016; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 41; Issue: 70 Linguagem: Português
10.17058/signo.v41i70.6046
ISSN1982-2014
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoCom base em um corpus constituído de 64 narrativas de aprendizagem, o foco do trabalho a ser apresentado está no modo como a imagem do aluno é construída no discurso de aprendizes adolescentes de inglês como língua adicional. As metáforas encontradas foram analisadas qualitativamente à luz das teorias da Metáfora Conceptual (LAKOFF e JOHNSON, 1980) e dos Esquemas Imagéticos (LAKOFF, 1987). A partir da análise, evidencia-se que este grupo de aprendizes se conceptualiza como trabalhadores, máquinas, contêineres e construtores. Fica evidente, portanto, a necessidade da realização de pesquisas sobre esse tema para proporcionar um desenvolvimento reflexivo por parte de professores e pesquisadores acerca do processo de ensino e aprendizagem desse idioma, nos dias atuais.
Referência(s)