
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS AUXILIARES DO MOTOR NA DINÂMICA LONGITUDINAL DE UM VEÍCULO DE PASSAGEIROS.
2014; Linguagem: Português
10.5151/engpro-simea-pap5
ISSN2357-7592
AutoresTiago Priolli Monteiro, Antonio Canale,
Tópico(s)Vehicle emissions and performance
ResumoO aumento no rigor das normas de emissão de poluentes levou a indústria automobilística a direcionar grandes recursos no desenvolvimento de tecnologias hibridas e elétricas para adequar-se a esse novo cenário, porém pouca ênfase tem sido dada na influência dos sistemas auxiliares do motor (Bombas, alternador e compressor) na dinâmica e no trabalho total desenvolvido pelo motor. Desenvolveu-se no MATLAB Simulink um simulador completo de dinâmica direta de um veículo de passageiros, onde foram introduzidos no motor dados referentes à bomba de óleo, à bomba de água, ao alternador e ao compressor do ar condicionado. Este veículo foi submetido ao New European Drive Cycle (NEDC) e ao Federation Test Procedure (FTP) que são amplamente utilizados na indústria automobilística. Como resultado obteve-se que os auxiliares foram responsáveis pelo de consumo de 41-49% da energia total gerada no motor, sendo o compressor de ar condicionado e alternador os maiores responsáveis, com consumos de 26-33% e 8-10% respectivamente. Tais resultados deixam explicita a grande influência desses sistemas no consumo total do veículo e salientam sua importância na otimização dos futuros motores.
Referência(s)