Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS AUXILIARES DO MOTOR NA DINÂMICA LONGITUDINAL DE UM VEÍCULO DE PASSAGEIROS.

2014; Linguagem: Português

10.5151/engpro-simea-pap5

ISSN

2357-7592

Autores

Tiago Priolli Monteiro, Antonio Canale,

Tópico(s)

Vehicle emissions and performance

Resumo

O aumento no rigor das normas de emissão de poluentes levou a indústria automobilística a direcionar grandes recursos no desenvolvimento de tecnologias hibridas e elétricas para adequar-se a esse novo cenário, porém pouca ênfase tem sido dada na influência dos sistemas auxiliares do motor (Bombas, alternador e compressor) na dinâmica e no trabalho total desenvolvido pelo motor. Desenvolveu-se no MATLAB Simulink um simulador completo de dinâmica direta de um veículo de passageiros, onde foram introduzidos no motor dados referentes à bomba de óleo, à bomba de água, ao alternador e ao compressor do ar condicionado. Este veículo foi submetido ao New European Drive Cycle (NEDC) e ao Federation Test Procedure (FTP) que são amplamente utilizados na indústria automobilística. Como resultado obteve-se que os auxiliares foram responsáveis pelo de consumo de 41-49% da energia total gerada no motor, sendo o compressor de ar condicionado e alternador os maiores responsáveis, com consumos de 26-33% e 8-10% respectivamente. Tais resultados deixam explicita a grande influência desses sistemas no consumo total do veículo e salientam sua importância na otimização dos futuros motores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX