Artigo Revisado por pares

Perceptions of stress among university teachers

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2175-6783

Autores

Efraim Carlos Costa, Maria Márcia Bachion, Lorany Ferreira de Godoy, Ludmila de Ornellas Abreu,

Tópico(s)

Stress and Burnout Research

Resumo

Esta pesquisa descritiva objetivou analisar as percepcoes sobre estresse entre professores universitarios. O estudo foi desenvolvido na Universidade Federal de Goias. A coleta de dados constou de entrevista gravada. Para analise foi utilizado o modelo de BOGDAN & BIKLEN (1994). Participaram do estudo 71 professores. Foram identificadas 4 categorias: Os docentes percebem Indicadores de estresse tais como dores no corpo, sonolencia, palpitacao. Entre as Causas do estresse percebem cobranca, muitos empregos, falta de dinheiro, multiplas responsabilidades, problemas. Nesse contexto ja apresentaram Doencas associadas ao estresse. Os docentes mencionam Formas de lidar com o estresse que visam a diminui-lo por meio de estrategias de fuga, enfrentamento direto, enfrentamento indireto. Concluiu-se que os professores percebem o estresse como um estado do organismo decorrente do processo de enfrentamento de situacoes adversas, com manifestacoes de natureza biopsicossocial, com consequencias adversas a saude, podendo ser minimizado mediante algumas estrategias. Descritores: Docentes; Estresse; Prevencao & controle; Saude ocupacional; Sindrome da adaptacao geral.

Referência(s)