Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Entraves ao Ensino Religioso na Pós-Modernidade

2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds08

ISSN

2175-1838

Autores

Luiz Alencar Libório,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

A Pós-Modernidade traz em seu bojo tantas características boas e não boas. Sobre essas últimas, fala-se muito de individualismo, pensamento fraco, juventude sem foco, vida líquida, vazio existencial, reordenação de valores, materialismo, domínio do efêmero, falta de sentido e hedonismo irresponsável, que poderiam ser focos do Ensino Religioso (ER). O objetivo desse artigo é refletir criticamente sobre alguns entraves ao ER no que diz respeito aos cinco eixos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNERs). A reflexão foca o fenômeno religioso num viés ecumênico, nos moldes das Ciências da Religião. No Brasil, já se fez muito para adequar os PCNERs ao Ensino Religioso, especialmente nas escolas públicas. O estado do Rio Grande do Norte, no Nordeste, é um dos pioneiros nessa difícil tarefa, por falta de professores capacitados. São urgentes a criação e a implementação de licenciaturas, especializações, mestrados e doutorados em Ciências da Religião para solucionar esse problema.

Referência(s)