
Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção
2016; Universidade de São Francisco; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1413-82712016210105
ISSN2175-3563
AutoresLuciana Carla dos Santos Elias, Márcia Viana Amaral,
Tópico(s)Social Skills and Education
ResumoResumo Habilidades sociais (HS) são reconhecidas como fator de proteção no desenvolvimento humano. Objetivou-se avaliar HS, problemas de comportamento e desempenho acadêmico em crianças antes e após treino de HS. Participaram 54 crianças (27 grupo intervenção e 27 grupo comparação), matriculadas no 5° ano do ensino fundamental, junto à rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista e duas professoras. O treino foi conduzido pela professora de GI em sala de aula e durou quatro meses. Os participantes de GC não receberam intervenção. As crianças foram avaliadas quanto às HS, problemas de comportamento e desempenho acadêmico antes e após intervenção. Foram utilizados: Teste de Desempenho Escolar, Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, formulário para professores e o Programa Posso Pensar, que objetiva desenvolver HS. As análises apontaram resultados superiores de GI em diferentes variáveis. O desenvolvimento de programas de intervenção de caráter universal indica possibilidades concretas de trabalho preventivo.
Referência(s)