Artigo Acesso aberto

Todos temos um retrato: indivíduo, fotografia e memória no contexto do desaparecimento de pessoas

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 24 Linguagem: Português

10.1590/2237-101x013024008

ISSN

2237-101X

Autores

Ludmila da Silva Catela,

Tópico(s)

Visual Culture and Art Theory

Resumo

Como na construção de um origami, as imagens que representam o desaparecimento de pessoas na Argentina e a ação terrorista do Estado durante os anos 1970 dobram-se e redobram-se repetidamente, até compor uma nova figura. Essas dobraduras, como os papéis coloridos que são dobrados, têm a ver com as descobertas, as manipulações, a circulação e os usos de fotos que se propõem como representação da situação-limite do desaparecimento. Este texto percorrerá quatro cenas de análise sobre as modificações que as imagens sofrem a partir dos contextos de enunciação utilizados: o uso público da imagem do desaparecido como denúncia, a fotografia na esfera doméstica para diferenciar sua morte de outras, o uso do retrato do filho desaparecido sobre o corpo das Mães da Plaza de Maio e, finalmente, a circulação dos retratos fotográficos em instituições de memória, como museus e arquivos.

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