
Marketing de Relacionamento em Diferentes Níveis de Contato em Redes Associativistas de Varejo
2012; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5585/remark.v11i2.2289
ISSN2177-5184
AutoresLeonardo Aureliano-Silva, Renato Ferreira Pimenta, Evandro Luiz Lopes, Edna de Souza Machado Santos,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoMelhorar a competitividade organizacional tornou-se uma fora motriz para as empresas nacionais, em funo da entrada de empresas estrangeiras. Para que este desenvolvimento ocorra, a formao de redes vem sendo uma estratgia muito utilizada. Entender como o Marketing de Relacionamento acontece em redes associativistas o objetivo central deste estudo. Ressalta-se que este estudo focou-se no nvel 2 relacionamento entre a associao e pizzarias associadas, direcionado pela seguinte pergunta de pesquisa: Como ocorre o marketing de relacionamento em uma associao de varejo? O mtodo utilizado foi o de pesquisa exploratria com uma abordagem qualitativa. O objeto de pesquisa foi a Associao Pizzarias Unidas localizada no bairro do Pacaembu na Cidade de So Paulo. Os principais resultados apontaram para a formao de quatro blocos que sustentam o Marketing de Relacionamento em redes associativistas de varejo, (1) atividades ligadas gesto do cliente; (2) atividades ligadas ao monitoramento do ambiente; (3) atividades ligadas gesto da associao e (4) atividades ligadas ao monitoramento da concorrncia. Algumas atividades aparecem apenas em um dos quatro blocos, outras aparecem em mais de um bloco, pois ocorre uma sobreposio das atividades sustentadas pelo Marketing de Relacionamento. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2289
Referência(s)