Artigo Acesso aberto Revisado por pares

AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO E ATITUDES CIENTÍFICAS DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE

2016; FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17696/2318-3691.23.1.2016.197

ISSN

2318-3691

Autores

Wasley Pereira Santos Figueiredo, Nathale Prates Ribeiro Moura, Diego Moura Tanajura,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Introdução: Atividades extracurriculares como a pesquisa podem ajudar a melhorar as habilidades dos alunos. Objetivo: Identificar o conhecimento científico e atitudes científicas de estudantes da área de saúde. Casuística e Métodos: Estudo transversal realizado com estudantes de cursos da área de saúde da Universidade Federal de Sergipe que utiliza metodologia ativa de ensino. Um questionário validado foi aplicado a 162 estudantes e após, foram estratificados em quatro diferentes grupos (não envolvidos em projetos; envolvidos em extensão; envolvidos em pesquisa e envolvidos em ambos (pesquisa e extensão). Resultados: A maioria estava envolvida em projetos de pesquisa e extensão (35,8%) e no geral, os alunos apresentaram níveis moderados de conhecimento científico (42,04%) e atitudes científicas (56,56%). Na avaliação do conhecimento científico entre os diferentes grupos, não foi observado diferenças significativas. Contudo, os envolvidos em projetos de pesquisa (62,99; p<0,001) e em pesquisa e extensão (62,04; p<0,05) apresentaram maiores médias comparados com os não envolvidos (51,99%). Ao contrário dos dois primeiros, os estudantes que participaram somente de extensão, apresentaram atitudes científicas similares à dos que não participaram de atividades extracurriculares. Na área da escrita científica, o grupo de alunos envolvidos em pesquisa e extensão apresentou maior percentual de artigos científicos. Conclusão: Identificou-se um nível moderado de conhecimento científico e atitudes científicas entre os alunos. No entanto, os participantes de projetos de pesquisa ou de pesquisa e extensão apresentaram melhores atitudes científicas, comprovando-se a importância dessas atividades durante a graduação.

Referência(s)
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